Conheça algumas curiosidades sobre as leis trabalhistas de outros países
Uma característica econômica muito importante para qualquer nação é a situação trabalhista do povo e as leis que regem a sua atuação. Mas você sabia que as leis de trabalho são diferentes em cada país? No Brasil, temos alguns direitos essências para assegurar o trabalhador brasileiro e para saber como estes recursos funcionam ao redor do mundo, leia o texto a seguir:
Entenda também sobre o Seguro Defeso.
Remuneração mínima
Como você já deve saber, em nosso país possuímos um direito trabalhista muito importante chamado salário mínimo. Será este recurso que definirá um pagamento base supostamente suficiente para cobrir as necessidades básicas de uma família.
Bem, nos Estados Unidos, por exemplo, visa-se bastante a remuneração por hora, portanto, o salário mínimo para o país será referente a um valor mínimo a ser recebido por função, tal como um piso salarial. E vale mencionar que em empregos nos quais recebe-se gorjeta, este valor por hora pode ser menor!
Seguro Desemprego
O seguro desemprego é um dos direitos mais importantes, pois garante um auxílio financeiro para o funcionário que foi dispensado de seu cargo sem a apresentação de justa causa. Entretanto, em alguns países como os Estados Unidos, não há nenhuma garantia de remuneração por desemprego, doença ou gestação.
Já no Chile, as leis trabalhistas são bem parecidas com a nossa e os recém-desempregados que estão dentro das regras de recebimento do benefício, podem sim solicitar o agendamento do seu seguro desemprego. Quem precisa solicitar o seguro desemprego 2021 deve conferir se está enquadrado nos requisitos.
Idade Mínima
Para os chilenos, as leis que regem o trabalho preveem que até os 15 anos não se pode exercer nenhum tipo de função laboral. A partir daí, entre os 15 e 18 anos, o jovem pode começar a trabalhar somente se tive ruma permissão legal dos pais. E é importante enfatizar que o jovem empregado deve estar frequentando a escola e o seu trabalho não pode atrapalhar o desempenho na escola.
Entre os 18 e 21 anos, não é permito ainda o trabalho em mineração ou atividades subterrâneas. Após este período, o jovem fica livre para desempenhar funções gerais no mercado de trabalho.
Jornada de Trabalho
Você sabia que no Uruguai o máximo de horas semanais que alguém pode trabalhar é de 48 horas? Estas horas precisam ser distribuídas em até 6 dias e o no máximo exercidas 8 horas por dia.
Um outro ponto a mencionar é que a legislação do país difere o trabalhador industrial do trabalhador comercial. Por isso, para a jornada de trabalho comercial, o máximo a ser trabalhado é 44 horas.